Suspeita de matar 23 gatos no interior de SP já havia demonstrado intenção de cometer crime, diz delegado
09/01/2025
Aparecida Donizeti, de 60 anos, foi presa preventivamente nesta quinta-feira (9) após 23 felinos morrerem por possível envenenamento em São Joaquim da Barra (SP). Mulher é presa por suspeita de matar 26 gatos em São Joaquim da Barra
A mulher de 60 anos, presa por suspeita de envenenar e matar pelo menos 23 gatos no Centro de São Joaquim da Barra (SP), já havia manifestado a testemunhas ouvidas pela polícia a intenção de eliminar os animais, de acordo com o delegado Gustavo de Almeida Costa.
Aparecida Donizetti foi presa preventivamente na manhã desta quinta-feira (9) após determinação da Justiça.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
De acordo com o delegado, ela responde pelo crime de maus-tratos com resultado morte, cuja pena pode chegar a cinco anos de prisão, além de pagamento de multa.
A polícia chegou até a suspeita após câmeras de segurança registrarem o momento dos envenenamentos e do relato de testemunhas que viram a mulher oferecendo comida aos gatos. O crime aconteceu no final de dezembro.
Polícia prende suspeita de envenenar e matar dezenas de gatos em São Joaquim da Barra
Redes sociais
De acordo com o delegado, Aparecida havia se mudado para o bairro há pouco mais de dois meses. Nesse período, ela teria reclamado dos felinos a vizinhos e ameaçado exterminá-los.
"Ela chegou a dizer para uma testemunha, que tem um cachorro, o seguinte: 'Nossa, meu cachorro não pode sair, senão pega os gatinhos.' E ela respondeu: 'Solta esse cachorro para matar os gatos'", afirmou o delegado.
Ainda segundo Costa, os indícios apontam que as mortes foram causadas por envenenamento. Muitos dos animais foram encontrados com espuma na boca e em estado de convulsão.
Análises preliminares na carne apreendida revelaram a presença de substâncias que aparentavam ser veneno.
LEIA TAMBÉM:
Justiça determina, e polícia prende suspeita de envenenar e matar dezenas de gatos no interior de SP
Moradores vão à polícia após gatos serem achados mortos em São Joaquim da Barra; suspeita é de envenenamento
Vídeo mostra suposto envenenamento que matou 23 gatos em São Joaquim da Barra
Vídeo mostra suposto envenamento que matou 23 gatos em São Joaquim da Barra
Exames toxicológicos serão realizados para confirmar a presença dessas substâncias nos órgãos dos felinos. O material foi enviado para perícia, e a conclusão do laudo determinará se houve envenenamento.
A suspeita permaneceu em silêncio tanto no primeiro depoimento quanto após a prisão. O inquérito será encaminhado ao Ministério Público.
Em nota, a defesa de Aparecida disse que "a decisão preventiva teve como base tão somente a gravidade abstrata do delito e o clamor popular" e que "tal situação não é justificativa legal para decretação da prisão". Por isso, irá pedir um habeas corpus e buscar a liberdade dela.
Gatos são achados mortos em São Joaquim da Barra, SP, e moradores suspeitam de envenenamento
Redes Sociais
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região