VÍDEO: Sede do PT em Diadema (SP) é invadida e alvo de vandalismo; ladrões levam computadores e jogam tinta em quadros de Lula e Dilma
15/01/2025
Invasores quebraram mesas, armários e até o teto do banheiro do diretório municipal na cidade, que foi uma das primeiras prefeituras conquistadas pelo partido em SP. Polícia paulista investiga o crime. Sede do PT em Diadema é invadida e vandalizada em SP; ladrões roubaram computadores
A sede oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) em Diadema, na Grande São Paulo, foi invadida e vandalizada na madrugada de terça-feira (13).
Segundo o partido, funcionários chegaram para trabalhar e encontraram a casa completamente destruída e depredada.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Os invasores quebraram mesas, armários e até o teto do banheiro do diretório municipal na cidade, que foi uma das primeiras prefeituras conquistadas pelo partido em São Paulo, ao longo das últimas décadas, desde a fundação da sigla.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou que um boletim de ocorrência foi aberto no 2º Distrito Policial da cidade sobre a invasão.
Os ladrões furtaram do diretório dois computadores, três CPUs e uma impressora, além de mancharem com tinta vários objetos e quadros, como as fotos do presidente Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff, as maiores figuras públicas do PT.
Sede do PT em Diadema, na Grande São Paulo, é invadida e depredada.
Reprodução/TV Globo
Em comunicado divulgado pelas redes sociais, o Partido dos Trabalhadores de Diadema chamou a invasão de "ato covarde, que resultou na destruição de móveis e no roubo de equipamentos".
"É uma afronta não apenas ao nosso partido, mas a todos os princípios democráticos que sustentam a nossa sociedade. Reforçamos que a maior arma contra o fascismo é a democracia. Não permitiremos que atos de violência e intimidação nos calem ou nos afastem de nossa missão de promover um debate político saudável e respeitoso. A luta pela democracia é uma responsabilidade de todos nós, e estamos firmes em nossa determinação de resistir a qualquer tentativa de silenciar nossas vozes", disse o diretório.
"A impunidade não será tolerada, e continuaremos a lutar por justiça. Agradecemos o apoio de nossos membros e da sociedade civil neste momento desafiador. Juntos, seguiremos firmes na defesa da democracia e dos direitos de todos", completou o texto.
Repercussão
O Diretório Nacional da sigla repudiou o vandalismo e exigiu ação da polícia comandada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
"A sede do diretório municipal do PT em Diadema foi alvo de um ataque covarde! Objetos foram furtados, bens degradados e fotos dos nossos representantes petistas danificadas por tintas, demonstrando um claro ato de tentativa de intimidação e crime. Repudiamos veementemente essa ação de vandalismo e exigimos a imediata apuração pelas autoridades!", disse.
Publicação do diretório nacional do PT sobre a invasão em Diadema.
Reprodução
Por meio de nota, a bancada de deputados estaduais do partido na Assembleia Legislativa de São Paulo disse estar “indignada” com a invasão e também exigiu investigação rigorosa da polícia paulista sobre o crime.
“É com indignação que a bancada de deputadas e deputados estaduais do PT recebe a informação do ataque na sede do Partido dos Trabalhadores na cidade de Diadema. O local foi alvo de vandalismo, depredação e roubo, crimes já denunciados às autoridades da segurança pública que, esperamos, procedam imediatamente com uma apuração e punição rigorosa aos envolvidos neste ato, que pode sim estar associado à violência política”, disse a nota.
A bancada estadual manifestou total solidariedade aos militantes e dirigentes petistas de Diadema e cobrou a elucidação do episódio. "[Trata-se de] um atentado que fere a liberdade partidária e de organização, em uma clara intimidação ao nosso partido. Fascistas não nos calarão!”, afirmaram os deputados.
A SSP informou que a polícia requisitou perícia e coleta de impressões digitais no local para auxiliar na identificação dos envolvidos no crime.
"A Polícia Civil investiga um caso de furto e dano ocorrido na sede do diretório de um partido político localizada na Avenida Piraporinha, em Diadema. Representantes do estabelecimento compareceram nesta terça-feira (14) ao 2º Distrito Policial da cidade, onde registraram um boletim de ocorrência. Segundo relataram, as paredes foram manchadas com tinta, objetos danificados, além do furto de dois computadores, três CPUs e uma impressora. Foi requisitada perícia e coleta de impressões digitais no local para auxiliar na identificação dos envolvidos no crime", disse a SSP.